Durante o fim de semana de 17 a 19 de fevereiro de 2017, ocorreu a primeira Etapa da Copa Rio de Parapente na cidade Carioca de Sampaio Correia, local muito promissor do voo livre nacional, próxima as praias de Saquarema, que dispensa elogios, pois ali quem já foi visitar sabe da hospitalidade, beleza e cuidado com as rampas em vários quadrantes.
A equipe capixaba TakeOff, Dasanhyev de Souza Cardoso – Dassa (Ozone Zeno), Marcos Dias Fonseca – Japa (Ozone Zeno), e Harley Barboza Tavares – Cometa Halley (Ozone Zeno), foram focados no treino com o novo equipo lançamento da Fabrica de Parapente Ozone. Apos alguns dias em curso de adaptação junto ao Recordista Mundial de Distancia e Campeão Brasileiro Samuel Nascimento – Samuka em Governador Valadares-MG, os capixabas precisavam afinar seus conhecimentos no nivelamento da competição.
Na sexta dia de treino, Harley já viu que precisava de total concentração, em um momento de confiança, errou no sobre comando, deixando a vela entrar em giro-negativo, mas dando ordem e comando, fez o seu Ozone Zeno voltar pra o que ele foi feito, voar.
Sabado (18/02), a equipe concentrada, subiu cedo para rampa, para analise e determinação das estratégias do dia. Com ventos Sudeste-Leste, apos o briefing, foi alterado a rampa de decolagem, e a correria já se iniciou, onde o Japa e Dassa conseguiram decolar adiantados e seguiram bem no voo, Harley devido a essas mudanças, se atrasou na saida. Japa e Dassa ficaram o tempo todo junto ao primeiro pelotão, que ditava o ritmo da prova, mas para Harley precisava usar todos os recursos e se aproximar do grupo, durante a prova foi alcançando até se conectar, e partir pra o fim da prova. Por uma escolha ruim de linha, os Paulistas Washignton Peruchi (Gin Boomerang 10) e Rafael Barros(Ozone Enzo 2) ralaram na subida da ultima termal, já a equipe capixaba fez um bom acerto que faturou 200 metros a mais, e com isso chegando no gol linha (que se encontrava erroneamente sobre uma montanha), deixando assim o Harley 4 segundos a frente do Japa, infelizmente para dois outros amigos, o capixaba Dassa e o carioca Rogerio Felix, ambos de Ozone Zeno, o gol linha em montanha não permitiu segurança para que eles o fizessem, por não estar em área de pouso. Dassa ainda teve problemas com seu integrado o que o atrapalhou durante toda a prova. Encerrando o primeiro dia de prova de Race to Goal com cerca de 51 km, o matador da prova foi Harley Barboza Tavares com 1h28m27s.
Domingo (19/02) era o dia de não correr mais que os outros, estratégia acertadíssima da equipe em manter o voo conservador. Com as condições mais favoráveis e concentração total, a equipe capixaba Take Off foram os primeiros a decolar e se posicionar para o Start. Durante a prova usando a estratégia de liderar e estar sempre no grupo do primeiro pelotão, não ficou diferente do primeiro dia de prova, ajustando seus aceleradores, correndo nas melhores e mais acertadas linhas, o decorrer dos 61 km de Race to Goal, veio o premio no final. Infelizmente para o Dassa, caiu em um pilão mais
complicado perto do km 47. Porem com paulista Rafael Barros (Ozone Enzo 2) sendo o matador da prova com 1h55m16s, o capixaba Harley Tavares (Ozone Zeno) chegou com tudo em segundo com 1h56m03s, em seguida o campeão Carioca Erico Oliveira (Niviuk Icepeak 8) com 01h56m25s e em quarto o capixaba Marcos Dias (Ozone Zeno) com 1h59m22s.
Resultados da Categoria OPEN:
1º) – Harley Barbosa Tavares- Ozone Zeno – 1490 Pontos
2º) – Marcos Dias Fonseca – Ozone Zeno – 1471 Pontos
22º) – Dasanhyev de Souza Cardoso – Ozone Zeno – 836 Pontos
Conforme Regulamento Copa Rio não deverá sobrepor premiações, ficou assim:
Resultados: Open, Serial, Sport e Fun (clique em cada categoria para visualizar as parciais)
Que venha novas etapas, cariocas, mineiras, paulistas e Capixabas, alem do Pre Pan Americano e Brasileiro em nossa terra, pois os Capixabas estão com as facas no dentes.
Parabéns aos nossos amigos da Equipe TakeOff.