História

No dia 30 de maio de 89, os pilotos do CCVL reuniram-se e constituíram a Associação de Vôo Livre do Espírito Santo, hoje temos cerca de 90 pilotos associados. E estamos trabalhando para termos instrutores e pilotos documentados e bem formados.

Após o ano de 1989, o vôo livre no Estado tomou dimensões inimagináveis por aqueles aventureiros que primeiro se lançaram nos ares capixabas. Nossas terras se mostraram perfeitas para a prática do vôo, com paisagens exuberantes, e com formações que encantam a todos que as visitam. O que nos coloca em um dos melhores locais para a pratica do esporte no Brasil, e no mundo.

Como o passar dos anos, com o fomento da prática esportiva, formação de vários pilotos e aberturas de várias escolas, o crescimento foi inevitável, logo, começaram a formar várias entidades associativas nos mais variados pontos do Estado.

No intuito de manter certo regramento do Esporte, os membros das associações acharam por bem criar uma Federação, no intuito de regulamentar e ser esta o ponto de coesão entre todas.

No ano de 2000, foi criado a Federação Capixaba de Vôo Livre, contudo, ficou convencionado, mas aí é outra história, que o Presidente da AVLES, assumiria também, a presidência da Federação, fato este que permaneceu até o ano de 2006.
No ano de 2006, em Assembléia, foi definitivamente desmembrado a AVLES da Federação, cada uma formada com sua própria Diretoria, e assumindo suas responsabilidades.

 

Hoje a Federação exerce plenamente sua função de fiscalização e suporte técnico às Associações, cabendo-lhe ainda, a fixação das datas das etapas, regulamento e acompanhamento das provas. Sendo também essencial função da Federação, a aplicação dos testes teórico e práticos para a habilitação de pilotos e instrutores.

Hoje, temos mais de 480 pilotos filiados, e o melhor campeonato Estadual do país, vindo pilotos de vários Estados para participarem de nossas etapas, o que serão sempre bem vindos.

O que efetivamente importa à Federação é que sempre nossos pilotos tenham em mãos o máximo de informação e capacitação para a prática do esporte, o que com certeza refletira em maior SEGURANÇA.

Somos a primeira Diretoria que administra somente a Federação como órgão Representativo máximo do esporte no Estado, mas esta historia ainda não terminou, nosso parco conhecimento da Entidade não faz jus a sua grande importância, vamos rogar ao Juan, grande conhecedor e um dos fundadores, para que discorra sobre a criação da Federação no Estado do Espírito Santo.
Texto: Carlos Augusto Alledi de Carvalho

Presidente da FCVL – Biênio 2006/2007