CCVL Pancas – de 22 a 24 de Setembro 2017

Pancas fica a Noroeste do Estado, com proximidade a Vila Valério, Mantenópolis e Baixo Guandu. Pancas é um local conhecido por muitos desbravadores do voo livre, pilotos antigos tais como Morris Brown (pai do Frank), Frank Brown, André Modelo, Ranimiro e Clementino Izoton (ao qual foi homenageado, onde a rampa leva seu nome).

Neste Sabado, inicialmente no Bar do Degas, onde historicamente nos recebeu com muito carinho e dedicação, alem de ser no pouso oficial; Iniciamos nossa manha com um belo café da manhã (não de regalias pra pilotos! depois não vai entender porque essa galera fica folgada querendo só provinha classica, rsrsrs).

A caminho pra rampa, pudemos presenciar como a prefeitura, a cidade, e os pilotos locais estavam ansiosos para esta etapa do CCVL, pois muitos de nós já haviam alguns anos que não voava nesse magnifico pico de voo, e aos poucos fomos relembrando dos seus belos montes, e como a estrada vinha nos relembrando quantos momentos felizes já tivemos aqui. Na rampa não foi diferente aquele clima agradável de Pancas e constatamos o empenho da turma da AVLP, Prefeitura, Banestes e seus muitos apoiadores diretos e indiretos, que não mediram esforços para que esta etapa fosse realizada, alem daquele visual perfeito da entrada de Pancas, convidando ao Voo. Alguns, logicamente, ainda era 10h50 já queriam decolar pra prova, tudo bem, o dia ainda é longo, mas eles vão entender. Pancas não decepciona, pois alem de ter uma rampa enorme que comporta confortavelmente os mais de 40 pilotos (digamos desordenadamente sem necessidade de Gate ou Filas, aguardando cada um na sua posição desejada. Assim que se abriu a janela, alguns ainda receosos em decolar pra deixar a garantia de uma boa posição no Start, ficaram esperando. Harley Tavares e Jovani Borgui os primeiros a ralar muito (numa hora bem fraca) mostraram como o potencial do local é espetacular, pois tiraram do chão e ficaram muito bem posicionados. Uma leva do segundo pelotão, que logo virou o primeiro pelotão, foram direto pra prova, deixando sem chances pra o resto da turma, se posicionaram muito bem em cima dos degraus, e foram se garantindo no plato atras da rampa, e depois no vale de Minas Gerais. E foi assim uma provinha classica de 50km, gol em Resplendor-MG, e muitos sorrisos estampados. Foi interessante ver a turma chegar quase 21h (logico pararam pra jantar, comemorar e tudo mais), felizes com uma prova bacana, gol (ou quase quase para alguns), alem de uma otima representatividade dos nossos vizinhos ilustres de Governador Valadares, que vieram num time muito bom. O melhor piloto do dia, foi o já velho conhecido da turma, mas que andava meio sumido do meio das competições, voando de Serial, Ozone Zeno, Filipe Marques, chegou na frente, matando a prova com 1h20m. E na categoria Sport, e tambem vovó do Voo Capixaba, Deverson Clemencio, voando de Skywalk Cayenne 5 com 1h55m. Outro Capixaba, Rony Carminati, voando de Skywalk Chili 3 com 3h15m foi melhor da categoria Lite. Estes foram os matadores de cada categoria que fizeram o Gol em Resplendor.

Segundo dia de Prova, esperavamos uma condição melhor, era o que tudo indicava durante as previsões da semana, porem, no decorrer do inicio da manhã, ainda com termais fracas, e com muita formação, decidimos com uma prova com cerca de 47 km, com Gol em Calixto. Na abertura da Janela somente um piloto decolou, e durante muito tempo ate mesmo apos o start, ainda tinhamos pilotos na rampa aguardando a melhora. Apos uma grupo decolar e ganhar tudo, e foi aquela basica correria, e varios se posicionando bem, e já tentando abrir o start, outros não tiveram a mesma chance, pois o vento apertou na frente da rampa dificultando bastante a entrada no Start. Muitos pilotos nem conseguiram startar e outros quase nao conseguiram sair da rampa. Contudo a primeira turma conseguiu chegar ao Gol, e outros ficaram pelo caminho. mas o matador do dia, Eduardo Baldi, de Ozone Zeno, acabou virando o jogo a seu favor, pois acabou sendo o melhor do dia, e tambem o melhor da etapa.

 

Devido as regras do nosso regulamento, que o piloto não pode ter duas premiações, ficou assim:

OPEN:

1º Eduardo Baldi – Ozone Zeno

2º Leonardo Silveira Machado – Ozone Enzo 2

3º Ederson  Dutra “Godó” – Ozone Enzo 2

 

SERIAL:

1º Filipe Marques “Mega” – Ozone Zeno

2º Gustavo Queiroz – Up Trango XC3

3º Rogerio Vaz – Nova Triton

 

SPORT:

1º Deverson Clemencio – Skywalk Cayenne 5

2º Jovani Borghi – Gin Carrera

3º Jilvan Ferreira – BGD Cure

 

LITE:

1º Rony Carminati – Skywalk Chili 3

2º Hugo Rissi – Skywalk Chili 3

3º Luciano Salezi – Skywalk Chili 3

 

 

Resultados da Etapa:

Provas: 

  1.     Sabado  | IGCs
  2.    Domingo | IGCs

Resultado Geral: 

  1. Open 
  2. Serial 
  3. Sport 
  4. Lite